A pandemia da COVID-19 pegou todo o mundo de surpresa. Tivemos que mudar nossos planos e nos adaptar para nos mantermos saudáveis e seguros, a maioria das pessoas tiveram que, de uma hora para outra, aprender e improvisar para trabalhar e estudar em casa.
A cada dia, surgiram novos casos e novas medidas foram tomadas para intensificar o combate ao vírus ao redor do mundo: fronteiras, rodoviárias, portos e aeroportos foram fechados, assim como diversos lugares públicos e turísticos. Desde atividades e compromissos mais simples, realizados em grupos, como feiras e reuniões até eventos mundialmente esperados, como as OLIMPÍADAS tiveram que ser cancelados ou adiados para 2021. Logo, muitas viagens também não puderam seguir conforme o planejado.
Com o distanciamento social, aprendemos a valorizar muitas coisas que antes eram banais para nós: ir a bares, shows, cinemas, restaurantes, encontros com os amigos e familiares e até abraços e beijos. Aprendemos também quanto a vida pode ser frágil e como as coisas estão fora do nosso controle, como nossos planos podem mudar em um segundo e como temos que aproveitar aquilo que temos com aqueles que amamos.
Com tudo isso, aprendemos também a valorizar as viagens, seja como e pra onde for, viagens são realizações de sonhos. Sonho de conhecer um lugar, de experimentar novas culturas e conhecer novas pessoas. Sabemos que uma viagem precisa de muito planejamento de roteiros e valores, para isso dedicamos bastante tempo para pesquisar lugares, passeios e realizar as reservas, além disso, na maioria das vezes precisamos de uma grande organização financeira, dedicando uma parte do nosso orçamento mensal e economizando por diversos meses. Dessa forma, as viagens são grandes investimentos e como todo investimento, estão sujeitas à alguns imprevistos, como nesse difícil momento. Os investimentos feitos como para a casa própria ou abrir o próprio negócio, são realizados com base em sonhos e, por mais complicado que seja o imprevisto, sonhos não são cancelados, no máximo adiados.
Se você tinha uma viagem marcada ou estava planejando uma, não cancele ou desista, continue planejando, programando o roteiro e os valores. Essa crise uma hora vai passar e, quando isso ocorrer, sairemos dela mais fortes, unidos e com todo tempo pela frente. Nossos sonhos são parte de nós e os lugares que desejamos e sonhamos conhecer, também. Viaje, coma, beba, conheça novas pessoas, novas culturas e tenha novas experiencias. Enfim, procure viver aquilo que deseja! Não cancele seu sonho, adie.